Arquivo 2000-2017

---

2017

Sonoscopia Birthdeath Party - 4º Aniversário

06 Janeiro 2017 - Porto, Sonoscopia
---

Kabas (be) / Nova Orquestra Futurista do Porto (pt)

Janeiro 2017: Iniciamos o ano ainda em modo festivo, não fosse dia 6 de Janeiro o 4º aniversário da Sonoscopia, espaço que se tem afirmado como um inevitável centro de exploração e investigação sonora nacional e internacional. A animar (e desanimar) as hostes, teremos a presença dos belgas Kabas e da formação interina Nova Orquestra Futurista do Porto, que se apresentará em grande ensemble, com pompa, circunstância, ironia e ruidísmo. Entrada livre!

2016

No Noise - O Menor Festival De Verão

06 Agosto 2016 - Porto, Sonoscopia
---

Alexandre Soares & Pedro Oliveira (pt) / Artur Vidal (pt) / Bezbog (pt) / Marcelo dos Reis, Luís Vicente, Onno Govaert, Kristjan Martinsson (pt/nl/is) / Preto Marfim (pt) / Rita Braga (pt) / Rui Faustino, Shadow Man, Pedro Branco (pt) / Sukitoa O Namau (fr).

Aquele que se assume como o menor festival de verão, o No Noise é uma celebração da cultura underground, do DIY e dos géneros que orbitam em torno do ruído organizado. Irá ocupar os vários espaços da Sonoscopia, com som e silêncio, uma feira de edições e comida e bebida experimental. Infelizmente informamos que ainda não conseguimos concluír a piscina de cerveja. Mas teremos um churrasco e mini-golf gratuitos. Uma tarde (e uma noite, para os mais corajosos), em que não precisam de vir bem vestidos, já que não publicaremos nenhuma notícia com os melhores looks do festival.

Martin Bisi (usa)

30 Abril 2016 - Porto, Sonoscopia
---

Bisi estará na Sonoscopia para um pequeno concerto e a apresentação do documentário "Sound and Chaos: The Story of BC Studio". Martin Bisi é o lendário produtor do BC Studio e responsável pelo som de artistas como Sonic Youth, Swans, John Zorn, Bill Laswell, Boredoms, Foetus ou Africa Bambaata. O BC Studio começa a sua história no início dos anos 80 quando Brian Eno investe no estúdio para trabalhar no seu álbum "On Land" e Bisi começa a trabalhar com Bill Laswell no álbum Perfect Machine, de Herbie Hancock, de onde sai o primeiro sucesso que incluía a técnica de scratching num gira discos. O documentário inclui entrevistas com músicos como Michael Gira, Lee Ranaldo, JG Thirwell, Bill Laswell e muitos outros artistas que, conjuntamente com Bisi, ajudaram a redefinir grande parte do som da música experimental nova iorquina a partir dos anos 80.

Old Jerusalem

A Rose Is A Rose Is A Rose
Abril 2016
---

Aconselho a escuta do novo disco de Old Jerusalem. Com o curioso título "A Rose Is A Rose Is A Rose", é já o sexto de Francisco Silva, que editou os três primeiros trabalhos na Bor Land! Muito bom!

Derek Holzer (usa)

17 - 23 Janeiro 2016 - Porto, Sonoscopia
---

Construtor de instrumentos americano e artista sonoro sediado em Berlim, cujos interesses incluem a electrónica analógica DIY, a relação entre som e espaço, a arqueologia dos media e os pontos de contacto entre a electroacústica, noise e improvisação. Toca ao vivo regularmente, orienta oficinas, e tem criado várias partituras para os seus instrumentos personalizados e instalações sonoras desde 2002 na Europa, América e Nova Zelândia. De 19 a 21 de Janeiro, Holzer estará em residência com a equipa da Sonoscopia e onde apresentará a oficina de Soundboxes. Macumba na Sonoscopia!

2015

Os Príncipes + Plastique Fantastique (de)

Adeus 2015
---

Ao vivo no 180 Creative Camp, Abrantes. É o adeus a 2015. Todo o ruído numa bolha. Foi assim!

Bor Land - Experimenta Design 2015

12 Novembro 2015 - 12 Março 2016 - Matosinhos, Galeria Nave
---

A Bor Land está incluída na Exposição "Desejo, Tensão, Transição – Percursos do Design Português", da Bienal Experimenta Design. Após cinco anos do fim da editora, faz-se luz sobre o passado e a relação da editora com o design e os objectos. EStão todos convidados!

BAAMMM!!!! #05

05 Dezembro 2015 - Porto, Sonoscopia
Ian Svenonius (usa) + Rita Braga (pt)
---

A Sonoscopia apresenta o BAAMM!!!!, com Ian Svenonius, figura central no panorama rock underground internacional. As suas reinterpretações controversas do rock´n´roll, são espelhadas no seu trabalho como cantor nos grupos Chain and the Gang, The Make Up, Nation of Ulysses ou Weird War, como autor dos livros Censorship Now! ou The Psychic Soviet, como realizador ou como apresentador do programa Soft Focus e na Vbs.tv. Svenonius estará pela primeira vez a solo em Portugal, apresentando o seu projecto Escape-Ism e o mais recente filme "What Is a Group?". Na primeira parte a portuguesa Rita Braga. Estão todos convidados!

Torto

Escabroso
16 Novembro 2015
---

Aconselho vivamente a escuta do novo disco dos Torto. "Escabroso" será nunca ouvir este novo disco, de tão bom que é. Uma edição da Lovers & Lollypos, umas das minha editoras de eleição, que não se inibe de confessar: "O novo disco dos Torto não é apenas o melhor do trio até à data, é uma obra de sublime toque, de melodias dissonantes e progressões harmónicas de fugir às regras. É um disco em que os Torto, apesar da sua música oblíqua, conseguem ir direitos ao âmago da nossa alma e do que a consome. Depois não digam que não vos avisámos!". É mesmo assim!

Bill Orcutt (usa) - Microvolumes 3.45

28 Outubro 2015 - Porto, Sonoscopia
---

O percurso de Bill Orcutt é longo e multifacetado, mas desde o primeiro passo que se apoia na desconstrução e na subversão das regras: fê-lo inicialmente com os Harry Pussy, nome embrionário do movimento noise, e depois a solo, numa carreira sob o seu próprio nome em que aplica uma lógica descomprometida, quase punk, ao primitivismo do delta blues e do bluegrass. Com discos essenciais do experimentalismo acústico - como A New Way to Pay Old Debts ou A History of Every One - na carteira, Bill Orcutt apresentar-se-á na Sonoscopia no próximo dia 26. Estão todos convidados!

Pôr do Sol nas Virtudes

14 Agosto - 25 Setembro 2015 - Porto, Jardim das Virtudes
---

A Cooperativa Árvore, em parceria com a Porto Lazer e a Câmara Municipal do Porto, apresenta a terceira edição do Pôr do Sol nas Virtudes! Com programação e produção da Sonoscopia - Associação Cultural, oferecendo várias propostas na área da música e da performance, onde mais uma vez se procura dar destaque a artistas portuenses. Os eventos decorrem todas as sextas-feiras de 14 de Agosto a 25 de Setembro, para que desfrutem do pôr do sol num dos locais mais icónicos da cidade, o miradouro do Passeio das Virtudes. Os eventos têm início às 19h00 e a entrada é livre. Estão todos convidados!

14 Agosto - Joana Von Mayer Trindade & Rogério Nuno Costa
21 Agosto - Erva Daninha
28 Agosto - Live Low
04 Setembro - Srosh Ensemble
11 Setembro - Os Príncipes
18 Setembro - Mariana Tengner Barros & Filipe Lopes
25 Setembro - HHY & Yhe Macumbas

Jorge Coelho

3 Coisas de um Poema sobre a Vontade
Novo Disco
---

Recomendo vivamente a escuta do novo disco do Jorge Coelho. Música de ir para o céu. Uma edição da Amplificasom.

Srosh Ensemble

Partials - Novo Disco
---

Uma edição da Sonoscopia. Participações de Alberto Lopes, Alexandre Soares, Gustavo Costa, Henrique Fernandes, Angélica Salvi, Jorge Queijo, Susana Santos Silva, João Martins, Pedro Tudela, João Ricardo, José Alberto Gomes, Tiago Ângelo, Susana Chiocca, Loreto Troncoso, Sara Gomes, Rodrigo Cardoso, Filipe Silva e Maria Mónica.

No Noise

01 Agosto 2015 - Porto, Sonoscopia
---

Alfredo Costa Monteiro e Miguel A. Garcia (pt / es), Golden Diskó Ship (de), Lubok (pt), Fantasma (pt), Quimera Rosa (es), Crossfade memory por Pedro André (pt), Audrey Lauro (fr), DJ Lynce (pt)

Fanzines, discos e edições alternativas - Favela Discos, Tomé Duarte, Lovers & Lollypops, Marvellous Tone, Oficina Arara e Bunker Store. Sono-gastronomia e cerveja cristal. 10### de contribuição para os artistas, com comida gratuita durante todo o evento e oferta de um cartão de sócio da Sonoscopia. Depois de dez anos de hibernação, o No-Noise regressa ao Porto em formato de mini-festival ou No-Fest. Será uma tarde, noite e, para os mais corajosos, manhã de concertos, projeções, sono-gastronomia, bancas com edições independentes e no-dj´s.

Srosh Ensemble - Tour Europeia

05 - 28 Junho 2015
---

Henrique Fernandes, Gustavo Costa, João Ricardo, Rodrigo Cardoso e Alberto Lopes, Srosh Instrumentarium - O Srosh Ensemble é um projecto criado a partir de uma iniciativa do Serviço Educativo da Casa da Música com vista a criar uma comunidade de músicos e artistas relacionados com a música experimental e a arte sonora. O Ensemble concentra o seu trabalho na criação de esculturas sonoras, instrumentos não convencionais e intervenções sonoras em espaços específicos, nas áreas da sound art, field recordings, acusmática, manipulação electrónica, soundscape e indeterminismo. Um mês de concertos!

05 Junho - Portugal - Porto @ Sonoscopia (+ Elliott Levin)
06 Junho - Espanha - Bilbao @ Txirbilelea
07 Junho - França - Chateaubriand @ La Muloche / Zero Stock (+ Nusch Werchowska)
08 Junho - França - Chateaubriand @ La Muloche / Zero Stock (+ Nusch Werchowska)
09 Junho - França - Lille @ Macondo (+ Lucho Enriquez)
10 Junho - Holanda - Den Haag @ Stichting Centrum Villa K
13 Junho - Bélgica - Louvain-la-Neuve @ La Ferme du Biéreau (+ Dan Kaufman)
14 Junho - Holanda - Amsterdam @ Kulter A Lab (+ Yuri Landman)
15 Junho - Alemanha - Essen @ Denkodrom Galerie Cinema
16 Junho - Alemanha - Mullheim @ Makroscope
19 Junho - Alemanha - Berlin @ Galiläakirche
20 Junho - Alemanha - Berlin @ Ausland
23 Junho - Alemanha - Cologne @ Tiefgarage
25 Junho - Bélgica - Brussels @ Le Chab
26 Junho - Bélgica - Ghent @ In De Ruimte
27 Junho - Bélgica - Ghent @ Youcube
28 Junho - França - Paris @ Rendez-Vous Contemporains Saint Merry (+ Mats Gustafsson & Erwan Keravec)
---

Microvolumes 3.41

05 Junho 2015 - Porto, Sonoscopia
Elliott Levin (usa) + Srosh Ensemble (pt)
---

O primeiro concerto da Tour. Elliott Levin a tocar com Srosh Ensemble. Oferta do novo disco Partials.

Estão todos convidados!

Os Príncipes

Concertos
---

16 Maio 2015 - Porto, Matéria Prima
23 Maio 2015 - Viana do Castelo, Vibe 2015, Festa da Primavera
30 Maio 2015 - Porto, Serralves, Serralves Em Festa

Estão todos convidados!

Nova Orquestra Futurista do Porto

02 Maio 2015 - Porto, Locomotiva
15 Maio 2015 - Braga, Gnration
---

Laboratório sonoro e muito tecno.

Phonambient

Nova plataforma da Sonoscopia
---

Phonambient é um projecto de documentação e transformação artística do património sonoro contemporâneo. Pretende registar e disponibilizar numa base de dados digital os sons que caracterizem uma determinada cidade ou região, incluindo paisagens sonoras, sons localizados, excertos musicais, fonética e fonologia. Uma criação da Sonoscopia.

Os Príncipes

Novo Vídeo + Concertos
---

24 Abril 2015 - Braga, Sé La Vie
25 Abril 2015 - Porto, Teatro Municipal - Rivoli
03 Maio 2015 - V. N. Gaia, Indouro Fest

No próximo dia 24 de Abril, "Os Príncipes" voltam aos concertos, sendo o primeiro em Braga! É no Sé La Vie em mais um evento dos Xerifes & Caboys. No dia seguinte, a 25 de Abril, que é também o Dia da Liberdade (não são todos?), estarão no evento "A Liberdade do Som", onde partilharão o palco com Manel Cruz, Osso Vaidoso, Mesa e Torto. Também na primeira edição, o Indouro Fest em V.N. Gaia e conta no alinhamento com nomes como Clinic, Yuck ou British Sea Power, logo só podemos estar a apontar-vos o caminho certo; "Os Príncipes" tocam no dia 03 de Maio, no palco do Jardim do Morro com vista para o Rio Douro. Estão todos convidados.

Westway Lab Festival

10 - 18 Abril 2015
Guimarães, Centro Cultural Vila Flor
---

Concertos, Showcases, Residências Artísticas, Conferências.

Yuri Landman (nl)

04 - 08 Março 2015
Porto, Sonoscopia
---

Yuri Landman é músico e constructor de instrumentos experimentais e vai estar em residência na Sonoscopia para a realização de um Hypercustom Workshop. Depois de vários anos de desenvolvimento de protótipos, Landman personalizou e criou instrumentos para projectos tão diversos quanto os Sonic Youth, Half Japanese, Liars, Lou Barlow, dEUS ou os explosivos Melt-Banana. No dia 07 de Março, uma apresentação ao vivo com os novos instrumentos num colectivo Sonocopia & Landman. Ás 18h30 e a entrada é livre.

Os Príncipes

27 Fevereiro 2015 - Lisboa, Casa Independente
28 Fevereiro 2015 - Porto, Mercado 48
---

Os Príncipes em estreia em Lisboa. Plim! E no dia seguinte ao vivo na mais recente loja de bicicletas do Porto, o Mercado 48.

Nova Orquestra Futurista do Porto

19 - 22 Fevereiro 2015
A Orquestra Futurista de volta - El Bodon Tour!
---

19 Fevereiro 2015 - Coimbra, Salão Brazil
20 Fevereiro 2015 - Lisboa, Culturgest, Festival Rescaldo
21 Fevereiro 2015 - Guarda, Aquilo Teatro
22 Fevereiro 2015 - Espanha, El Bodon

E nas raras aparições, apresentam com toda a ordem possível o televisor, consola de jogos atari, circuit bending, laptops acústicos, motores de aquário, hidrophones, motores elétricos, sensores, cones de papel e objectos diversos. Angelica Salvi, Maria Mónica, Sara Gomes, Henrique Fernandes, Gustavo Costa, João Ricardo, Filipe Silva, Miguel Pipa, Luís Bittencourt, Rodrigo Cardoso, Alberto Lopes. Numa altura em que a importância e o carácter visionário da obra de Luigi Russolo parecem vir a ser devidamente recuperadas e celebradas, a Nova Orquestra Futurista do Porto, projecto do Srosh Ensemble, constitui uma valiosa contribuição para o entendimento das deslumbrantes potencialidades abertas pelo "Intonarumori", instrumento emblemático (entre muitos outros) do trabalho do futurista italiano tido por muitos como o precursor do que viria a chamar-se "noise music".

Phonambient

10-14 Fevereiro 2015
Porto, Casa da Música
---

Phonambient é um projecto de documentação e transformação artística do património sonoro contemporâneo. Pretende registar e disponibilizar numa base de dados digital os sons que caracterizem uma determinada cidade ou região, incluindo paisagens sonoras, sons localizados, excertos musicais, fonética e fonologia. Esta plataforma terá a sua apresentação no dia 10 de Fevereiro às 17h00, na Casa da Música no Porto e estender-se-á ao longo de cinco dias, através de palestras, concertos e instalações. Uma criação da Sonoscopia.

2014

Cédric Castus (be)

27 Novembro 2014
Porto, Sonoscopia, 21h00
---

Cédric Castus não hesita em apresentar-se. As suas influências vão de Tortoise a Tom Zé, ou de Marc Ribot a Steve Reich. Tocou com Soy Un Caballo e os VO, e colaborou com Sean O'Hagan, John McEntire, Sam Gernders ou os Girls In Hawaii. Tem 2 discos editados pela Matamore. Cédric Castus estará em concerto a solo, na Sonocopia no Porto. As apresentações estão feitas, o convite também. A entrada é livre.

Vinte 20 XX - 15 minutos com Os Príncipes

18 Outubro 2014
Porto, Edifício Axa, 20h00
---

A Lovers & Lollypops apresenta mais um "Vinte 20 XX". 20 Bandas, 20 Cartazes e 20 DJ's. Pura confusão. Entrada Livre.

Os Príncipes - Reinaldo

27 Setembro 2014
---

Os Príncipes são o Jorge Queijo e a Maria Mónica. Reinaldo, o primeiro disco e editado pela minha pequena editora a Boom Chicka Boom. Limitado a 250 exemplares.

27 Setembro 2014 - Porto, Maus Hábitos
01 Outubro 2014 - Vila Real, Club de Vila Real
18 Outubro 2014 - Porto, Vinte 20 XX
05 Dezembro 2014 - Matosinhos, Constantino Nery
20 Dezembro 2014 - Paredes de Coura, Centro Cultural

Ken Vandermark (us) & Paal Nilssen-Love (no)

15 Março 2014
Porto, Sonoscopia, Microvolumes 3.20
---

Oh my...

2013

Torto & Srosh Ensemble
Noções Básicas De Cosmopolitismo Precário

26 Abril 2013
---

Rock instrumental - Onde começa e como acaba? Colaboração de Torto e Srosh Ensemble, num tema tão atordoante quanto discreto. Serigrafia com código para download de "Noções Básicas de Cosmopolitismo Precário". Uma edição Boom Chicka Boom e Lovers & Lollypops, limitada a 100 exemplares. Encomendas através do email orders@loversandlollypops.net.

Record Store Day

20 Abril 2013
Porto, Cdgo, 16h
---

Recordo que a "Jo-Jo's Music" é a mais antiga loja de discos portuguesa! Um dia preenchido de descontos, edições especiais e concertos de Little Friend, The Weatherman, Naco e A Beta Movement. Estão todos convidados!

2012

Jo-Jo's Music - 34º Aniversário
Memória de Peixe

14 Dezembro 2012
Porto, Cdgo, 21h30
---

34 Anos de Música... A mais antiga loja de discos portuguesa celebra mais um aniversário. Ao vivo Memória de Peixe, umas das bandas de eleição da loja, sendo o nosso disco portugues do ano 2012. Inaugura também a exposição de capas de discos do histórico fotografo do Porto, Fernando Aroso. Estão todos convidados!

Record Store Day

21 Abril 2012
Porto, Cdgo, 16h
---

Recordo que a "Jo-Jo's Music" é a mais antiga loja de discos portuguesa! Um dia preenchido de descontos, edições especiais e concertos de Blac Koyote, Memória de Peixe, Evols, We Trust, Original Marginal Keso e Blac Koyote Ghuna X. Estão todos convidados!

2011

Jo-Jo's Music - 33º Aniversário
Dear Telephone

14 Dezembro 2011
Porto, Cdgo, 21h30
---

33 Anos de Música... A mais antiga loja de discos portuguesa celebra mais um aniversário. Ao vivo os belíssimos Dear Telephone. Estão todos convidados!

Futureplaces - Cabaret of Complexity
Peter Principle (usa)

21 Outubro 2011
Porto, Garagem Passos Manuel, 23h
---

6 Carros tunning servem de PA a um concerto concebido para um ensemble de músicos do Porto. Peter Principle, baixista dos Tuxedomoon, assinou a composição e esteve aos comandos da mesa de mistura, trabalhando o som do ensemble transmitido em directo via rádio, uma bateria presente no espaço e uma camada de som electrónico debitado pelo colectivo Crónica. Com Henrique Fernandes, João Filipe, Pupa, Sérgio Bastos, Jorge Coelho, José Maria Lopes, João Mascarenhas, Benjamim Brejon, Ghuna X e Rodrigo Cardoso.

Jeffrey Lewis & The Junkyards(usa)

17 Outubro 2011
Porto, Cdgo, 18h30
---

Jeffrey Lewis, ilustre ilustrador e desenhador de BD, é, ao mesmo tempo, um dos pontas-de-lança da cena anti-folk formada ao virar do século no Sidewalk Cafe de Nova Iorque, juntamente com personagens tão surreais quanto talentosas como Adam Green, Kimya Dawson ou Diane Cluck. O seu regresso a Portugal passa pela Cdgo. Estão todos convidados!

Trama Festival - Sven-Äke Johansson (swe)

16 Outubro 2011
Porto, Serralves, 23h
---

De 13 a 16 de Outubro decorrerá a 6ª edição Festival Trama. Participo em "MM Schäumend – Overture for Portable Fire Extinguishers", uma peça de Sven-Äke Johansson, estreada em 2003 na Akademie der Künste em Berlim. "MM Schäumend" segue pela veia do uso de objectos inesperados para realização de performances sonoras que Sven-Äke Johansson vem desenvolvendo de forma consistente. Neste caso, uma performance-concerto para 15 extintores de incêndio, em que os aspectos cénicos surgem das formas criadas pelas espumas e pó dos extintores, ao mesmo tempo que são explorados os sons "espumosos" e as suas ressonâncias ao serem expelidos através de diferentes embocaduras adaptadas. Estão todos convidados!

Dia Mundial da Música

01 Outubro 2011
Porto, Cdgo, 15h
---

O Dia Mundia da Música é celebrado na Cdgo com concertos de Horselaughter, Old Jerusalem e Torto. Estão todos convidados!

Torto - Disco

12 Junho 2011
Porto, Matéria Prima, 18h
---

É o primeiro disco dos Torto e também a primeira edição da Boom Chicka Boom. Conte-se com quatro temas, artwork serigrafado pela Oficina Arara, numa edição limitada a 300 exemplares. Torto, dois gordos e um queijo. No dia 12 de Junho, nos jardim da Matéria Prima. Entrada livre.

Record Store Day

16 Abril 2011
Porto, Cdgo, 14h
---

Recordo que a "Jo-Jo's Music" é a mais antiga loja de discos portuguesa! Um dia preenchido de descontos, edições especiais e concertos de The Glockenwise, The Partisan Seed, Nuno Prata, Lufa-Lufa, Long Way To Alaska, Botswana e discos escolhidos pela Lebensstrasse e Lovers & Lollypops. Estão todos convidados!

Matt Elliott (uk)

02 Abril 2011
Porto, Cdgo, 18h30
---

Começou por produzir e gravar música sob o nome de The Third Eye Foundation e fez parte dos Movietone e dos Flying Saucer Attack. A sua mais recente tour passará pelo Porto e pela Cdgo. Estão todos convidados!

2010

What Can It Be: Bor Land 2000-2010
A Bor Land acaba aqui!

05-30 Outubro 2010
Porto, Coop. Gesto
---

É mesmo verdade, a Bor Land acaba aqui! Exactamente 10 anos depois! Em tom de despedida, organizamos uma exposição com o material gráfico original que deu origem ao artwork das nossas edições. A inauguração é no dia 05 e Outubro, na Gesto Cooperativa Cultural no Porto, com concertos de Old Jerusalem, Jorge Coelho e Gustavo Costa. Pedro Lino é o ilustrador por trás desta espiral de nomes, de todos aqueles que directa ou indirectamente interferiram no percurso da editora. Sérgio Gomes da Costa, escreveu o texto que acompanha todo o acontecimento! Serve também a data para uma última edição, "Bor Land Super Bands", uma caixa (exemplar único), com toda o catálogo da editora. Estão todos convidados.

"Uma década é mais do que o tempo de vida de um fenómeno natural. Para a Bor Land, foi o tempo suficiente para ter um nome reconhecido com a turbulência necessária para deixar uma marca. Num mundo perfeito, um qualquer território de rotinas pouco estabelecidas, a Bor Land seria a próxima candidata a baptizar furacões, tornados, relâmpagos e outras coisas que despenteiam. No mundo que temos, perdura em muitas colecções de discos e nas nossas memórias."

Peixe:Avião

07 Outubro 2010
Porto, Cdgo, 22h
---

Os Peixe:Avião apresetam pela primeira vez ao vivo o novo disco "Madrugada". Estão todos convidados!

Record Store Day

17 Abril 2010
Porto, Cdgo, 14h
---

Recordo que a "Jo-Jo's Music" é a mais antiga loja de discos portuguesa! Um dia preenchido de descontos, edições especiais e concertos de The Soaked Lamb, Cavalheiro, Complicado e Andrew Thorn. Estão todos convidados!

Black Bombain

10 Abril 2010
Porto, Cdgo, 16h
---

Os Black Bombaim vão estar ao vivo na Cdgo. Apresentam o novíssimo e ruidoso "Saturdays And Space Travels". Estão todos convidados!

Youthless + Festa Bodyspace.net

03 Abril 2010
Porto, Cdgo, 16h
---

A estreia da webzine Bodyspace.net nas tardes musicais do auditório da Cdgo. Ao vivo os Youthless e uma pop ruidosa que tem feito abanar cabeças (e porque não, ancas) um pouco por todo o país nos últimos tempos. Seguem-se as escolhas musicais do Bodyspace.net.

Laia

29 Janeiro 2010
Porto, Cdgo, 16h
---

"Se Carlos Paredes não é pós-rock, então o que andamos aqui a fazer? Alguém que decida o que é isso… ". Os Laia descrevem-se assim, e tem uma sonoridade muito particular, o que é raro nos dias de hoje. Ao vivo na Cdgo! Estão todos convidados!

2009

Jo-Jo's Music - 31º Aniversário
Jorge Coelho & Jorge Queijo

14 Dezembro 2009
Porto, Cdgo, 21h30
---

31 Anos de Música Desalinhada
A Jo-Jo's Music festeja o seu 31º aniversário. A mais antiga loja de discos do Porto onde passaram nomes como Calexico, Damon & Naomi, Foge Foge Bandido, Judy Collins, La La La Ressonance, Mark Eitzel, Minta, Norberto Lobo, Nuno Prata, Old Jerusalem, Rickie Lee Jones, Swell, Tenaz, The Sea & Cake, The Weatherman, Twinemen ou Za. Ao vivo Jorge Coelho e Jorge Queijo. Estão todos convidados!

Paco Hunter

12 Dezembro 2009
Porto, Cdgo, 16h
---

Os irmãos PZ e Zé Nando Pimenta vão obrigar-nos a repensar posições! Ah ah ah, ao vivo na Cdgo. Estão todos convidados!

Swell (usa)

10 Novembro 2009
Porto, Cdgo, 17h30
---

A mítica banda norte-americana de David Freel. De São Francisco para o Porto, e ao vivo na Cdgo. Estão todos convidados.

La La La Ressonance

17 Outubro 2009
Porto, Cdgo, 17h30
---

Os belíssimos La La La Ressonance apresentam ao vivo o novo disco "Outdoor". Estão todos convidados!

Za! (es)

16 Outubro 2009
Porto, Cdgo, 17h30
---

A explosiva banda espanhola Za! ao vivo na Cdgo. Estão todos convidados!

2008

Bor Land @ Teatro Viriato, Viseu

Fevereiro - Março 2008
---

A Bor Land foi convidada pelo Teatro Viriato em Viseu, a programar um ciclo com artistas do catálogo da editora.

17 Janeiro 2008 - Old Jerusalem
03 Abril 2008 - Tenaz & Manel Cruz
25 Setembro 2008 - La La La Ressonance
23 Outubro 2008 - Alla Polacca

Norberto Lobo - Festival Para Gente Sentada

23 Fevereiro 2008
Santa Maria da Feira, Cine Teatro António Lamoso
---

Norberto Lobo, guitarrista de Lisboa que acaba de editar "Mudar de Bina" na Bor Land, é o nome que abre o "Festival Para Gente Sentada". Tocam também John Henry e Richard Hawley.

Bor Land @ CAEP, Portalegre

Fevereiro - Março 2008
---

A Bor Land foi convidada pelo CAEP de Portalegre, a programar um ciclo com artistas do catálogo da editora.

01 Fevereiro 2008 - Bypass
15 Fevereiro 2008 - Lobster
21 Março 2008 - Ölga
28 Março 2008 - Alla Polacca

Most People Have Been Trained To Be Bored

A Perfect Observer In Random Wounds
Fevereiro 2008
---

Em vinil de 7". A electrónica bastarda (mais uma vez!) de Gustavo Costa. Do Porto! Uma parceria da Bor Land e Soopa.

Innerland #1, #2, #3, #4

Outubro 2006 - Fevereiro 2008
---

Innerland = Concertos em "casa" da Bor Land, um "concerto-disco-jantar". Tudo isto com vista para a Avenida dos Aliados no Porto. Foram 4 e foram incríveis!! Para relembrar!!

26 Outubro 2006 Innerland #1 - Most People Have Been Trained To Be Bored
21 Abril 2007 Innerland #2 - Old Jerusalem
09 Junho 2007 Innerland #3 - Bypass
24 Fevereiro 2008 Innerland #4 - Lobster

2007

Alla Polacca

We're Metal!!!
30 Novembro 2007
---

Os Alla Polacca tem um novo disco "We're Metal And Fire In The Pliers Of Time". Gravado no Cinema Passos Manuel, com letras de Old Jerusalem e produzido por mim e pela Inês Lamares. Vamos apresenta-lo ao vivo e a cores.

30 Novembro 2007 - Porto, Passos Manuel
01 Dezembro 2007 - Vila Real, Teatro Municipal
15 Dezembro 2007 - Aveiro, Mercado Negro
22 Dezembro 2007 - Porto, Maria Vai Com As Outras
29 Dezembro 2007 - Lisboa, Musicbox

Bodyspace.net - Discos do Ano 2007

10 Dezembro 2007
---

1º, 2º, 3º. Podium completo. O ano é da Bor Land!! Não é que os 3 melhores discos do ano para o Bodyspace são edições da Bor Land. Norberto Lobo, Lobster e Old Jerusalem. Plim!

Norberto Lobo - Mudar de Bina
Lobster - Sexually Transmitted Electricity

26 Novembro 2007
---

Norberto Lobo, é de Lisboa e um guitarrista incrível. "Mudar de Bina" o primeiro disco. Os Lobster são também de Lisboa e são um ruidoso duo de bateria e guitarra e "Sexually Transmitted Electricity" o primeiro disco também. Descrevê-los-ia como o Hulk a ter um orgasmo. Gravei e produzi ambos os discos, que acabaram inevitavelmente na almofada da Bor Land. Estranhamente (ou não!) parece-nos bem editar os dois no mesmo dia e junta-los para uma pequena tour de apresentação. Vão andar por aí, um pouco por todo o lado e eu aconselho vivamente que os escutem.

Bor Land @ Culturgest

06-07 Agosto 2007
Lisboa, Jardins da Culturgest, 22h
---

A Bor Land foi convidada pela Culturgest, a programar um ciclo com artistas do catálogo da editora.

06 Agosto 2007 - Norberto Lobo + Alexandre Soares & Jorge Coelho
07 Agosto 2007 - The Unplayable Sofa Gutar

La La La Ressonance @ Serralves em Festa

03 Junho 2007
Porto, Serralves, 22h
---

Os La La La Ressonance tocam no próximo dia 03 de Junho, no Serralves em Festa no Porto. Tocam também no dia 30 de Junho na Feira do Livro em Barcelos e a 11 de Julho no belíssimo Jardim dos Poetas em Ponte da Barca.

Old Jerusalem

The Temple Bell
Maio 2007
---

É o mais recente disco de Francisco Silva, que dispensa apresentações. "The Temple Bell" é o seu terceiro disco e é muito bonito. Uma edição da Bor Land.

2006

Bor Land @ Casa da Música

25 Novembro 2006
Porto, Festival Novas Músicas, 22h
---

A Bor Land foi convidada pela Casa da Música no Porto, a programar uma noite do Festival Novas Músicas. Serão 4 concertos contínuos e sem interrupções e por esta ordem: La La La Ressonance, Alexandre Soares & Jorge Coelho, Bypass e Ölga.

Bruno Duarte & Old Jerusalem & Puny

Splitted
Setembro 2006
---

O convite era muito directo, de gravarem em casa 24 minutos de música. O som é claramente lo-fi mas a forma de cada uma das bandas neste split é sem dúvida distinta. Packing de Pedro Lino.

29 Setembro 2006 - Lisboa / Galeria Zé Dos Bois
30 Setembro 2006 - Porto / Cinema Passos Manuel

Most People Have Been Trained To Be Bored

Success In Cheap Prices
Setembro 2006
---

A electrónica bastarda de Gustavo Costa! E faz imenso tempo que o queríamos editar! Por isso, agarrem-se!

Bor Land @ Culturgest

06-08 Agosto 2006
Lisboa, Jardins da Culturgest, 22h
---

A Bor Land foi convidada pela Culturgest, a programar um ciclo com artistas do catálogo da editora.

06 Agosto 2006 - München
07 Agosto 2006 - Old Jerusalem
08 Agosto 2006 - Alla Polacca

Os Dias Das Independentes - Notícias Magazine

02 Julho 2006
---

A revista Notícias Magazine, publicou um extenso artigo sobre as editoras independentes portuguesas e diz: "Rodrigo Cardoso, 26 anos, fundou a mais reputada das independentes portuguesas, a Bor Land."

27th Rod Birthday Party

29 Junho 2006
Porto, O Meu Mercedes, 22h
---

Há bolo, e há "As Lagostas Assassinas" ao vivo.

Deerhoof (usa) + Alla Polacca

05 Junho 2006
Porto, Porto Rio, 22h
---

Deerhoof pela primeira vez no Porto e em Portugal!! Uma das minhas bandas de favoritas e com os Alla Polacca na primeira parte!! Tocam também na noite seguinte em Lisboa, no Lux, com a primeira parte dos inacreditáveis Lobster.

La La La Ressonance - Palisade

Junho 2006
---

Seria longa a história. Resumidamente diz-nos que os La La La Ressonance são a nova vida dos The Astonishing Urbana Fall. Valter Hugo Mãe aponta que é música para: "Exigentes melómanos. Românticos sem depressões. Domésticas com cozinhas modernas. Moças de sonhos precisos. Rapazes de corações coloridos. Bancários com lingerie subversiva. Transeuntes ansiosos por chegar a casa. Gente em actividade neste início de século alienante e confuso." E a Bor Land acaba de editar "Palisade" o primeiro disco.

Alexandre Soares & Jorge Coelho - Cães aos Círculos

Junho 2006
---

Cães Aos Círculos é um vinil de 7" com 4 retalhos de uma longa sessão de gravação. Alexandre Soares e Jorge Coelho dispensam apresentações. Duas guitarras, uma para o lado esquerdo e outra para o lado direito. Literalmente.

Bypass - Mighty Sounds Pristine

Maio 2006
---

Passam muitos anos, mas finalmente os Bypass editam o seu primeiro disco. Para o bem de todos nós, "Mighty Sounds Pristine" é a mais recente novidade da Bor Land.

2005

Old Jerusalem - Twice The Humbling Sun
Disco do Ano!

Dezembro 2005
---

Disco do Ano 2005 - Público
Disco do Ano 2005 - Blitz
Disco do Ano 2005 - Bodyspace.net

Pois!

Carlos Bica

Single
01 Outubro 2005
---

Carlos Bica dispensa apresentações. É o mais internacional músico de jazz português. "Single" é o seu primeiro disco para contrabaixo solo. "Single" é muito bonito. É a mais recente entrada nos artistas da Bor Land.

Bor Land - 5 Anos

Outubro 2005
---

Os 5 anos revistos pelo Diário Notícias, Blitz, Público, Mondo Bizarre e o site Bodyspace.net.

O simples reflexo da dedicação. Diário de Notícias, Tiago Pereira // A mais prolífica editora independente portuguesa. Blitz, Eduardo Sardinha // Uma das mais importantes e bem sucedidas editoras independentes, Público.

Bor Land Can Take You Anywhere You Want

Outubro 2005
---

Os 5 Anos da Bor Land são comemorados com o lançamento de "Bor Land Can Take You Anywhere You Want" e de um mês de Outubro recheado de concertos. Ainda, e pelos ouvidos do escritor Valter Hugo Mãe, o texto que acompanha a edição de celebração dos 5 anos de vida!

Valter Hugo Mãe

5 Anos de Atenção
---

Os 5 Anos da Bor Land pelos ouvidos de Valter Hugo Mãe que escreveu o texto que acompanha a edição de "Bor Land Can Take You Anywhere You Want". Um pequeno excerto abaixo.

"O trabalho de um projecto como a Bor Land é de valor inestimável para a cena musical portuguesa. Por consubstanciar o mais coerente universo editorial, garantindo a publicação de alguns dos mais consensuais e celebrados nomes da vanguarda nacional. Poderíamos considerar que existe uma erudição na estética seguida pelos artistas desta editora, um modo superior de encarar a música dita popular, fazendo com que esta encontre espaços carismáticos, lugares de propriedade única, em que a assinatura sobressaia por tudo quanto traz de inusitado, original e inteligentemente esdrúxulo. Perante o desconhecido o grande público estranha, ao invés de se maravilhar, como querem fazer crer os contos fantásticos e os filmes mais sonhadores."

Old Jerusalem no Festival Para Gente Sentada

30 Setembro - 01 Outubro 2005
Santa Maria da Feira, Cine Teatro António Lamoso
---

Old Jerusalem é o nome que abre o "Festival Para Gente Sentada". Francisco Silva editou este ano o segundo disco "Twice The Humbling Sun". Tocam ainda Patrick Wolf, Wovem Hand, Damien Jurado, Sondre Lerche e Josephine Foster.

Bor Land @ Noites Ritual

26 Agosto 2005
Porto, Palácio de Cristal
---

A Bor Land foi convidada pelo festival "Noites Ritual" do Porto, a programar um ciclo com artistas do catálogo da editora. Concertos de Complicado, Ölga e os Alla Polacca.

The Unplayble Sofa Guitar e Complicado

Ao vivo no Festival Paredes de Coura
16-18 Agosto 2005
---

O Festival Paredes de Coura vai receber no Palco Songwritters dois artistas da Bor Land. Dia 16 tocam os The Unplayable Sofa Guitar e no dia 18 o projecto Complicado de Miguel Gomes.

Complicado - Haunted

Maio 2005
---

Miguel Gomes é "Complicado" e "Haunted" o primeiro disco. Literalmente gravado em casa em plena baixa do Porto. Este projecto foi produzido por mim e pelo Miguel Gomes. E claro, com edição da Bor Land.

Jeffrey Lewis (usa)

02 Fevereiro 2005 - Porto, Aniki-Bóbó
04 Fevereiro 2005 - Lisboa, Galeria Zé dos Bois
---

Jeffrey Lewis pela primeira vez em Portugal. Tocará com o músico e ilustrador Herman Dune. Um evento co-produzido com a Soopa.

2004

Marcos Farrajota

Dezembro 2004
Uma tira (cómica) de bd.
---

Marcos Farrajota da Chili Com Carne, e o seu humor negro. Brilhante! Bor Land e Matarroa à mistura!

Rose Blanket - Rose Blanket

Primeiro disco.
Novembro 2004
---

Os Rose Blanket são essencialmente Miguel Dias, escritor de canções densas e negras. Com produção de Paulo Miranda e com edição da Bor Land.

Bor Land @ Casa das Artes, Famalicão

Novembro 2004 - Outubro 2005
---

A Bor Land foi convidada pela Casa das Artes de Famalicão a programar um ciclo anual com os artistas do catálogo da editora. O ciclo contará com a presença de Alexandre Soares & Jorge Coelho, Bildmeister, Carlos Bica, Complicado, München, Old Jerusalem, Ölga, Puget Sound, Rose Blanket, The Allstar Project e The Unplayable Sofa Guitar.

Old Jerusalem no Festival Paredes de Coura

20 Agosto 2004
---

O Festival Paredes de Coura vai receber no Palco Songwritters o projecto Old Jerusalem de Francisco Silva.

Edições Quasi - 5 Anos. Alla Polacca ao vivo.

22 Maio 2004
Famalicão, Casa das Artes
---

A Quasi editora de livros dirigida por Valter Hugo Mãe e Jorge Reis-Sá faz cinco anos. Convidaram os Alla Polacca para banda sonora da noite. É no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão. Estão todos convidados.

Fade In = Old Jerusalem + Alla Polacca

27 Março 2004
Leiria, Auditório Velho do Orfeão
---

Old Jerusalem e Alla Polacca em Leiria no Festival Fade In.

CD1MH

04-13 Março 2004
Porto, Maus Hábitos
---

CD1MH é uma colectânea e um festival que junta a Bor Land ao Maus Hábitos. São 6 dias de concertos e um disco para todos os presentes. Fat Freddy, Simpletone, The Grey Blues Bend, The Unplayble Sofa Guitar, Rose Blanket e Tenaz. Plim!

2003

Old Jerusalem - April
Blitz - Disco do Ano!

Dezembro 2003
---

Muito bem, Old Jerusalem!
O primeiro álbum da Bor Land.

Alla Polacca

"Not The White P'?" e "Why Not You?"
Outubro 2003
---

E depois da aventura com Old Jerusalem e o split Old & Alla, os Alla Polacca vão editar dois discos. O ep "Not The White P'?", com 4 fragmentos de piano e paisagens sonoras. Dias depois editaremos o primeiro disco, também um split, com o projecto Stowaways intitulado "We Have Made Thousands Of People Happy: Why Not You?". Ambos com edição da Bor Land.

Bor Land @ Santigo Alquimista

11-13 Julho 2003
Lisboa, Santiago Alquimista
---

Reunião de família! Vamos promover um festival de 3 dias em Lisboa, no ainda desconhecido Santiago Alquimista. O espaço é incrível e dizem que as bandas também! 3 dias, 6 concertos. Norton, Bildmeister, Alla Polacca, Old Jerusalem, Polaroid e In Her Space. Estão todos convidados.

Festival do Porto

26-29 Junho 2003
Porto - Casa das Artes, Blá Blá, Hard Club, Maus Hábitos, O Meu Mercedes.
---

Festival de música e cinema. Concertos de Alla Polacca (pt), Bildmeister (pt), Cat Power (usa), Explosions In The Sky (usa), Ginferno (sp), Hood (uk), In Her Space (pt), Nacho Vegas (sp), Luna (usa), Migala (sp), Old Jerusalem (pt), Tarwater (de), The Allstar Project (pt), The Microphones (usa). Um evento co-produzido pelo O Mouco e Bor Land.

Old Jerusalem - April

09 Janeiro 2003
Porto, O Meu Mercedes, 22h00
---

April é o primeiro disco de Old Jerusalem, e o primeiro álbum da Bor Land. Francisco Silva, escritor de canções do Porto, apresenta 14 canções, 14 incríveis canções. A produção é de Paulo Miranda, e foi gravado no AMPstudio em Viana do Castelo.

2000

Bor Land - Lançamento da Editora

05 Outubro 2000
Porto, Hard Club
---

Apresentação da colectânea "Looking For Something", a primeira edição da Bor Land. Concertos de Freud’s Quest, Mindelo. Plasticine e Wave Simulator.